quinta-feira, 16 de junho de 2011

A onda do politicamente correto

Que infrutífera essa denominação "politicamente correto", não?
Não se pode mais usar certas expressões, deve-se abrir cotas para isso, cotas para aquilo. É preciso cuidado com as piadas, as chacotas.

Gente, não estou desmerecendo a luta das pessoas por reconhecimento e respeito. Estou falando que, de nada adianta mudar no nome das coisas se o sentimento e conceito não mudarem.

De nada adianta não chamar homossexual de "viado" se as pessoas continuam pensando da forma mais pejorativa possível sobre eles.
E "negão"?! Não pode mais. Mas achar que o "afrodescendente" vale menos que o "caucasiano" pode?

O que eu penso bem na verdade?

Respeito as pessoas pela condição básica e essencial de ser humano dela. Respeito cada ser que divide este mundo comigo porque acredito que respeito é uma questão básica.
Olho para as pessoas. Não para a cor de sua pele, seu gênero, sua orientação sexual.

E enquanto as pessoas quiserem fazer parte destes tipos de movimento, vão continuar a reforçar a questão das minorias sociais. É, infelizmente é assim. E o que acontece com as minorias sociais? São excluídas, desrespeitadas, descartadas da classe de sujeito humano.

Repito: não adianta mudar a palavra se não mudar o conceito. O que tem que mudar é a noção de respeito a todo e qualquer ser humano.

Respeito é básico e todo mundo merece. Merece por ser o respeito um direito básico. Não por ser homossexual, judeu, negro, mulher.

2 comentários:

  1. Brilhante! Concordo plenamente, e me parece muito tacanho pensar que algo assim se mude na base do decreto. A diversidade está presente e permeia toda a nossa sociedade contemporânea não aceitar isso é negar a realidade, é preciso sim que todos se aceitem e se respeitem dentro das opções de cada um uma vez que o meu direito termina onde começa o dos meus semelhantes, quanto antes esta regra de ouro estiver estabelecida e viva na consciência de todos antes teremos a compreensão de que necessitamos para viver em sociedade. Parabéns Lisi! Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão Lisi.
    Acredito que temos q olhar para dentro dos olhos , dentro da alma e só assim estaremos mais próximos da perfeição. Não sou perfeito e nem prentendo ser pois os erros nos fazem evoluir agora o erro que nunca vou cometer é julgar alguém e além disso , achar que raça , escolha sexual os tornam melhores ou piores seres humanos. Vivemos num mundo hipócrita onde a maioria acha que não é preconceituoso mas na primeira oportunidade mostra a falta do básico num ser humano:O amor ao próximo.
    Parabéns moça que escreve muito bem...

    ResponderExcluir