segunda-feira, 6 de junho de 2011

Meio ambiente?! Que meio é este?

Nessa última semana, aqui no Vale dos Sinos, celebramos a "Semana do Meio Ambiente", com direito a patrocínio, eventos nas cidades e show de encerramento.

Estive a semana toda com um projeto, patrocinado pela Petrobras e que levou às escolas da região diversas atividades vinculadas ao tema (contação de histórias, teatro e oficinas de reciclagem e reaproveitamento de resíduos).

Eu particularmente trabalhei com contação de histórias para as séries iniciais. A história intitulada "Peixadinho e o Rio dos Sinos", traz às crianças a realidade dos nossos rios nos dias de hoje: lixo, sujeira e poluição destruindo a vida marinha e afetando a saúde das pessoas que vivem das águas destes rios.

A história encanta com seus personagens divertidos e passa a mensagem de forma lúdica, incentivando as crianças a transmitir a mensagem aos pais, amigos e vizinhos, na esperança de que as boas práticas se multipliquem e virem mais que informações... que se tornem formações.

Enfim, acredito que estes pequenos atos possam gerar grandes reflexões.
E que, sustentabilidade é mais do que uma palavra e depende muito de todos nós. Somos chamados a mudar nossos hábitos em prol da natureza e, é claro, do nosso futuro neste planeta.

E gente, as crianças que assistiram a contação de histórias já sabem: não é só na semana do meio ambiente que a gente preserva o planeta! São atitudes e hábitos que devem ser adquiridos e praticados todos os dias.

Parace tão clichê falar de planeta e meio ambiente, né? E é. Mas parece que ainda não faz parte da vida de algumas pessoas. Vale lembrar, observar as reações da natureza, a qualidade do nosso ar, da nossa água...
É o planeta nos pedindo socorro, nos pedindo equilíbrio.

Equilíbrio. Acho que está ai a chave para a boa convivência neste e com este planeta.

Um comentário:

  1. o problema é que muitas vezes as pessoas (inclusive eu) falam,mas não agem ou não tomam uma ação mais concreta..e infelizmente daqui há pouco vai ser tarde demais

    ResponderExcluir