terça-feira, 14 de setembro de 2010

Luto - Perdas e ganhos


Todos nós passamos por situações difíceis na vida. A todo momento fazemos escolhas e cada uma delas implica em ganhar e perder algo.

Quando perdemos alguém importante na nossa história, seja por morte ou por separação, é inevitável sofrer e, embora as pessoas nos digam para não chorar, não pensar e distrair a cabeça, acredito que para uma boa elaboração do luto é preciso viver a tristeza, viver a gama de sentimentos que a situação nos proporciona.

Não estou aqui dizendo que temos de nos entregar à tristeza e deixarmos de ver as boas perspectivas de futuro que nos aguardam, mas de poder viver os momentos sem culpa, sem se preocupar em mostrar aos outros que estamos bem.

Perder nos faz tristes. A tristeza nos faz apertados, nos faz reflexivos, nos faz penar.

Então, choremos, pensemos nas perdas. Quando nos permitimos sofrer, também nos permitimos resignificação dos sentimentos. Cada emoção, cada sentimento precisa ser recolocado em nossa vida, reavaliado. E para isso, devemos "perder tempo" refletindo sobre eles.

Se vamos "rir de tudo isso depois" é outra questão.
Aos amigos que vêem seus amigos queridos passando por situações assim, apenas sejam bons ombros, bons braços, bons colos, bons ouvidos. Difícil ver um amigo triste e não saber o que dizer. Mas o simples fato de estarem ali, oferecendo seu apoio, já faz toda a diferença.

E sequem suas lágrimas. Todos sabem que nenhum sofrimento é permanente e que precisamos retomar a vida. Mas isso vai acontecer naturalmente, cada um tem seu ritmo.

Mas vivamos o luto. Permita-se sentir triste, chorar e questionar-se. Cada luto traz renascimento, traz novas possibilidades, que, na hora certa, conseguiremos enxergar.

Um comentário:

  1. Renascimento... Essa é a palavra, Como Antoine Lavoisier já disse tão brilhantemente "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma." por mais pancadas que recebamos da vida sempre existe a possibilidade de trasformarmos o impacto negativo em aprendizado e renovação, eu te conheço de longa data, nunca te perdi de vista e acredito que sei o bastante sobre ti para ter a certeza de que não muito ali adiante nessa jornada que todos compartilhamos tu vai Ressurgir tão resplandescente quanto a Fênix fantástica. Beijos e bom renascimento!

    ResponderExcluir