sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dias melhores sempre virão


Hoje amanheci triste, com um peso enorme nos meus ombros. Percebo como ficamos fragilizados quando coisas ruins nos acontecem.

E a vida está ai, para nos apresentar suas facetas diversas, e nem todas elas são doces, alegres e produtivas. Se bem que até nas coisas ruins encontramos possibilidades.

Coisas ruins acontecem na vida de todos e nos afetam de maneiras muito diversas.
Reagir a elas depende de muitos outros fatores.

Em meu trabalho de conclusão do curso trabalhei um conceito chamado "resiliência". Tema relativamente novo, mas que nos ajuda a entender como as adversidades nos afetam e como é possível superá-las e até mesmo aprender com elas.
Resiliência seria a capacidade de atravessar crises e adversidades sem desenvolver nenhum prejuizo a nossa saúde e até mesmo podendo aprender com essas dificuldades, transformando nossa realidade.

Basicamente, nossa história de vida, nossos amigos, família, instituições podem servir como proteção contra os efeitos negativos das situações de crise.
Poder contar com pessoas na resolução de nossos problemas se mostra uma característica positiva.
As coisas ruins acontecem e nos afetam inevitavelmente. Mas posso garantir, que sabendo para quem recorrer, nossos problemas se tornam fardos bem menos pesados.

Com quem você pode contar nessa vida?!
Quem são seus "fatores de proteção"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário