segunda-feira, 12 de julho de 2010

Saudade boa x Saudade ruim


Estava nas minhas diversas postagens no Twitter quando posto a singela frase: "Saudade das coisas que não voltam mais." Logo em seguida, um amigo em reposta me diz que esse tipo de saudade faz mal e que devemos sentir saudade apenas das coisas que podem voltar.
Saudade, para quem sente, parece uma coisa ruim, negativa. Mas eu penso diferente. Sinto saudade apenas das coisas, situações e pessoas que foram marcantes, prazerosas e que me trouxeram felicidade.
Não conheço ninguém que sinta saudade de um acidente de carro, uma viagem frustrada, um tratamento de canal, um chefe autoritário, uma pessoa falsa.
Existem coisas na nossa vida que não vão voltar, que não é possível viver novamente. A viagem que fizemos com amigos na época da faculdade, as disciplinas que mudaram nossos pontos de vista durante os anos de escola... Detalhes que vivemos num passado que, seja por falta de tempo ou de oportunidade, não voltam.
Mesmo que as refizessemos tal qual foram na época, jamais seriam iguais, porque nós mudamos.
Converso com pessoas que falam como sentem falta da vida que levavam quando eram solteiras (e todos nós sentimos em algum momento), por exemplo. Sentem falta das festas, de sair entre amigos, do descompromisso.
Ok.
Penso da seguinte forma; o tempo apaga detalhes importantes quando se trata de saudade. Lembramos apenas das coisas boas que aconteciam em tal época. Será que esquecemos dos domingos à tarde em companhia do Faustão? Dos dias dos namorados sem um cobertor de orelha? Será que lembramos o quanto queríamos estar justamente na situação em que estamos hoje?
É, um dia vamos sentir saudades dessa época que vivemos hoje, do namorado que temos hoje (que mesmo que seja o mesmo namorado, já será diferente amanhã), do trabalho que temos hoje, dos programas que fazemos hoje, dos amigos que temos hoje.
Quem sabe começamos a ter saudades do hoje, agora mesmo?

4 comentários:

  1. Gostei muito do texto amiga, concordo com você, só sentimos saudades do que nos faz bem!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vc disse tudo. Só sentimos falta daquilo q nos fez bem ou feliz um dia. Adorei o texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca aceitamos que o nosso presente logo será nosso passado mais recente, por isso cada momento é especial por si só!
    Belas palavras.

    ResponderExcluir