segunda-feira, 19 de julho de 2010

Acessibilidade verdadeira



Que eu sou psicóloga não é nenhuma novidade. Trabalho numa Ong destinada ao atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais e educacionais, ou seja, pessoas que possuem alguma "deficiência" física ou intelectual. E aqui não me refiro à deficiência como falta de eficiência.

Acho interessante ver a resiliência em ação.

Resiliência é a capacidade que todo ser humano possui de passar por situações difíceis sem se vitimizar ou abater ao ponto de desenvolver patologias e ainda aprender com as experiências ruins.

No meu trabalho, vejo pessoas em busca de melhores condições e lutando para serem reconhecidas como sujeitos e cidadãos, tomando conhecimento de seus direitos e cobrando das autoridades pela tal acessibilidade.

Pessoas essas que têm suas limitações e que apesar disso continuam ai, colocando-se na sociedade, todos os dias.

As empresas, pela lei das cotas, precisam abrir processo seletivo para os portadores de necessidades especiais. Mas isso não é suficiente. Disponibilizar vagas é de extrema importância, visto que ameniza a exclusão dos sujeitos do mercado de trabalho.

O que tem acontecido com certa frequência, é que as empresas não estão preparadas para receber essas pessoas. As empresas são deficientes!

Muitas delas não possuem rampas, elevadores, corrimão, banheiros adaptados para usuários de cadeiras de rodas, intérpretes para surdos/mudos, entre outras deficiências (das empresas, é claro). E aqui falo da deficiência como falta de eficiência.

Acessibilidade fala disso, de permitir acesso total a qualquer pessoa.

E não precisamos pensar somente a nivel trabalhista. Pensemos nas ruas da cidade, nas lojas, supermercados, cinemas e shoppings. Utilizar muletas ou de cadeira de rodas não é uma tarefa fácil nesses locais.

A busca por essa acessibilidade é uma luta contínua e precisa de todos nós para que fique cada dia mais possível. Pode ser que não precisemos desses recursos hoje, mas é nosso dever lutar pelo direito dos que precisam.

2 comentários:

  1. Ótimo texto amiga e concordo com você, vejo diariamente como tudo isso é complicado.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. olá Lisiane, muito bom seu post!
    recentemente escrevi algo relacionado a isso, mas com uma outra ótica.

    caso queira dar uma lida:

    http://maonarodablog.com.br/2010/05/17/dia-de-furia-oportunidade-de-emprego/

    ResponderExcluir