terça-feira, 27 de julho de 2010

Romance perdido

Não sou muito adepta a ler o livro da hora, assistir o filme mais comentado e etc. Acho que no fundo acabamos influenciados pela torrente de opiniões contrárias e favoráveis que cada obra produz em nós e acabamos por perder a essência verdadeira do que nos foi provocado.

Semana passada, li o tão comentado "Crepúsculo", livro/filme que gerou diversas opiniões entre fãs, admiradores e críticos . Movida pela curiosidade, assisti também o filme.

Logo que comecei a leitura, lembro-me que o caso Bruno (é, o goleiro), estava bastante em evidência e chocou-nos pelo total desrespeito à figura feminina e nos trouxe à tona a futilidade/banalidade dos relacionamentos atuais.

Ao postar no Twitter que iniciara a leitura do tal romance, um amigo comentou que diante de todo esse horror noticiado pela mídia, não se importava que a filha assistisse e se encantasse tanto com a história e personagens do livro/filme.

Para os leitores que não assistiram, o livro/filme traz a essência do amor romântico "a la Romeu e Julieta" mesmo. Um homem se apaixona por uma mulher e a venera como o ser mais importante da sua vida, conferindo-lhe valor e estima incalculáveis e, partindo deste sentimento, faz o impossível para protegê-la de todo o mal que possa se aproximar dela.

Parece algo tão meloso e tão "bobo" nos dias de hoje, mas não é. Não é a toa que o filme arrasta multidões de adolescentes frenéticas (e outros fãs, é claro) aos cinemas. Não é a beleza do personagem do filme. É o sentimento, tão ausente nas relações de agora.

O que estamos presenciando em termos de relacionamento hoje em dia? Caso Bruno, caso Mércia, e outros tantos estão ai para nos mostrar como as mulheres são descartáveis. O número de casos investigados pelas delegacias da mulher espalhadas pelo Brasil se multiplicam absurdamente.

E por que isso acontece?

A banalização dos valores e da vida nunca esteve tão presente como nos nossos dias.

Com todos os direitos conquistados, com o esmagador número de mulheres frequentando e concluindo o ensino superior, elas ainda são vistas como inferiores aos homens e por isso, menos dignas de respeito. Parece absurdo falar disso em pleno ano 2010, mas é nítido. (Vide caso Geisy Arruda).

Por isso o filme encanta. Digam os contrários a ele que é meloso, exagerado ou o que quiserem dizer. O filme resgata algo que hoje foi perdido ou deixado de lado: o romance. Não aquele romance de exageros, mas o simples romance. Romance do olhar, do respeito, da entrega, do viver intensamente os sentimentos.

Onde estão os "Edwards" de hoje? Casados certamente. Porque nenhuma "Bela" seria boba de deixá-los passar.

2 comentários:

  1. Adorei o texto e concordo com você.
    Parece q ser romantico hoje em dia é fora de moda, só que infelizmente muita mulheres permitem isso. Eu ainda estou a procura do meu Edwards ou do lobo (que gosto mais rsrs)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto Lisi, é esse valor de amor que hoje em dia não vemos mais por aí, e isso é tão triste, também adorei o romance do livro/filme!!

    ResponderExcluir