terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novo ano - novas oportunidades

E o ano começou outra vez... Alguns fecharam 2010 alegres, satisfeitos e com a sensação de dever cumprido. Outros, continuaram com assuntos inacabados.
Percebi neste final de ano um movimento por parte de algumas pessoas, principalmente no Twitter, de "acaba logo 2010" ou "chega 2011", como se a simples troca de datas pudesse acabar ou começar coisas por si só.
Sei que as festas de final de ano são cansativas, que a correria para fechar o ciclo nas empresas, na grande maioria das vezes, é o que separa muitos das tão sonhadas férias.
Mas fiquei com a estranha sensação de que, para algumas pessoas, alguém "lá em cima" ia apertar um botão "reset" à meia noite e tudo seria diferente no exato instante em que os relógios marcassem 12:01.
Ficou a impressão de que para essas pessoas algo mágico ia tirá-las das situações desconfortáveis, trocá-las de emprego, magicamente seus relacionamentos iam melhorar e todas as tristezas ficariam para trás, junto com o ano de 2010.
E chega o tão esperado momento e eis que as coisas continuam iguais. O primeiro dia do ano é só isso mesmo gente: o primeiro dia do ano. Não é santo milagreiro.
As coisas só vão mudar se as pessoas ao invés do "reset" apertarem o "play" e começarem a viver! Não é possível passar uma borracha nos momentos ruins como se eles nunca tivessem acontecido.
Possível é tirar o maior proveito deles e usar todo esse aprendizado a nosso favor.
O primeiro passo é sempre o mais difícil... Parar de reclamar e pensar em soluções é um bom começo. Com um pouquinho de força de vontade as coisas vão se ajeitando.
Abrir as portas para novas oportunidades. É isso que novos ciclos nos possibilitam.

3 comentários:

  1. Adorei, concordo em gênero, número e grau.
    A mudança só depende da gente =)

    ResponderExcluir
  2. Achei 2010 um ano legal... Tenho fé que 2011 nao vai nos decepcionar!
    Acho q as pessoas continuam condicionando sua felicidade a fatos, pessoas, períodos... Sendo que a felicidade depende da nossa predisposicao!
    A vida nao é pura felicidade, mas a somada pequenas felicidades ou momentos felizes que colhemos quando amamos e procuramos entender mais a nós mesmos do que aos outros!
    Beijao

    ResponderExcluir
  3. Acredito que isso aconteça por causa da vida cotidiana das pessoas; onde qualquer mudança possa parecer animadora para as mesmas.

    Não penso que isso seja negativo, mas concordo com você quando diz que o ano novo não é um "reset".

    O que falta nas pessoas é acreditar em si, acreditar que podem conseguir oque querem mesmo que pareça impossivel, permitir-se mudar quando necessário.

    Desanimar as vezes é inevitável, mas desistir jamais.

    ResponderExcluir