domingo, 26 de dezembro de 2010

Encerrando o ano - E iniciando outro ciclo

Final de ano chegando e com ele as infindáveis reflexões a respeito do ano que se passou. Não é só a Tv Globo que faz "Retrospectiva XXXX". Nós também fazemos e acumulamos nela todo o fardo de nosso corrente ano.

Algumas situações muito boas e que nos trazem sorrisos, algumas decepções (muuuuitas em alguns casos), coisas ruins que nos marcaram e as famosas "metas" para o ano seguinte, na tentativa de fazer do próximo ano um ano ainda melhor.

E entre essas metas, encontramos de tudo! Arrumar um emprego novo, aquisição de bens materiais, conhecer pessoas, estudar, viajar, ser e acontecer.

Chegando ao final do ano eu pergunto: quantas das "metas" do ano passado tu conseguiste alcançar neste ano de 2010? Quantas ficaram para trás, perdidas no caminho? Quantas não se aplicam mais no dia atual? Quantas foram realmente possíveis de realizar?

Acredito que é importante certo planejamento para saber o caminho a ser traçado. Mas na ânsia de planejar e controlar todas as variáveis, será que a espontaneidade e a naturalidade são preservadas? Será que a intensidade de simplesmente viver e deixar as coisas acontecerem não é algo mais interessante?

Ou será que as metas é que estão inadequadas? Será que estamos almejando coisas que realmente são possíveis de se colocar em prática?

Façamos o seguinte, vamos diminuir o número de metas. Comecemos a pensar não só no resultado final, mas nos passos que vamos dar para alcançá-lo.

Já dizia aquela frase que o caminho é mais importante que o destino. É o processo que nos faz crescer, que nos aprimora.

Listas? Pra quê se o importante é o viver? Queremos alcançar tantas coisas por quê? Não é para sermos mais felizes? Então! Sejamos mais felizes!

Minha meta para 2011? Experimentar!
Experimentar novos caminhos, novas situações, novos desafios, novos amigos, novos amores. E como a gente começa a experimentar a vida?
Permitindo-se!

Como diria Lulu Santos: "Não há tempo que volte, amor. Vamos viver tudo o que há pra viver. Vamos nos permitir..."
Feliz 2011 pra todos nós!

3 comentários:

  1. Adoro essa música do Lulu....
    Sou uma capricorniana cheia de objetivos e metas! Rsssss
    Isso me move!
    Me impulsiona!
    Mas nunca deixei q pequenas frustrações me abalassem!
    Prefiro celebrar o q é bom, do q alimentar o q nao Me faz feliz!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo! Vou experimentar também.

    ResponderExcluir
  3. Essa psicóloga, além de uma ótima amiga, é surpreendente profissional, sempre tão perspicaz nas suas argumentações!!!
    Como diria o nosso amigo em comum, o Rafa, "a Lisi é a moça dos textos inspiradores!"
    Um 2011 arrasador, de tantas experiências e lições positivas para todos nós!
    Beijo grande

    ResponderExcluir