segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Decepção ensina a viver sim!


Mais fácil conviver com um coração partido - cuja plasticidade já foi comprovada - do que com a decepção... Sempre há espaço para começar de novo, errar de novo, amar de novo, sofrer de novo e seguir em frente.
Para a decepção não há remédio...

E mesmo sob essa premissa da decepção, vivemos depositando expectativas nas situações, nos empregos, nas pessoas, nos relacionamentos. Vivemos esperando que tudo supra uma necessidade nossa de alcançar o sucesso a qualquer custo, chegar ao êxito.

E quando algo foge ao nosso plano, escapa às nossas mãos, quando algo que não depende de nós falha, vem aquela sensação de vazio e desilusão. Por quê depositamos tanta expectativa no que não cabe a nós mesmos decidir?

Precisamos aprender a ser mais realistas frente às situações. Esperar delas apenas aquilo que é viável, possível de acontecer. Jamais devemos colocar nos outros a responsabilidade pelos nossos sucessos, pela nossa felicidade.
É um peso deveras surreal. Para aqueles que são depositários de toda essa implicação e para nós, que acabamos de certa forma tirados do protagonismo de nossas vidas.

Fácil falar? Vamos então colocar em prática. Como qualquer hábito, o protagonismo precisa ser exercitado diariamente.
Tomar frente da própria vida e esperar o mínimo das situações/pessoas, nos coloca numa posição bem mais positiva. E evita que nos decepcionemos tanto com as imperfeições alheias, com os tropeços da vida, com as impossibilidades de certos acontecimentos.

E aquela velha máxima de que "decepção não mata, ensina a viver" é verdade. Assim como cada um de nossos erros, decepcionar-se faz parte. O que precisamos aprender é tirar o devido proveito das situações e aprender lições que possam nos ajudar no nosso cotidiano.

Viver de forma mais natural, mais espontânea é viver mais e decepcionar-se menos.

5 comentários:

  1. Nossa tudo o que eu precisava ler, preciso colocar em prática, porque me decepciono muito com as pessoas e sei que a culpa é minha, bjo querida.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post Lisi!!!
    Sempre aprendo e me encontro em seus textos!!

    Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo...Se pararmos pra pensar decepção é totalmente proprocional ao quanto que criamos de expectativa sobre algo. E quem é responsável por isso? Nós, somente nós...Nos iludimos facilmente, achamos que por muitas vezes uma situação ou pessoa tem a solução para aquilo que nos aflige. Ela pode ajudar sim, mas jogar todo o cargo e responsabilidade em cima dela, é medo, imaturidade...Mas quem não passa por isso? Vigiar sempre é preciso, somos tendenciosos a criar expectativas sim...Mas se não queremos nos decepcionar...Sejamos o protagonista!

    Enorme beijo

    ResponderExcluir
  4. Visita meu blog! Beijo http://www.themelodicgirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir