quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Coração ou razão?


Sempre que nos colocamos diante de decisões importantes na nossa vida a questão da razão e da emoção também nos é colocada.

Qual das duas é a melhor na hora de decidir por este ou por aquele caminho?

Nossa tendência natural é usar a razão. Pensar prós, contras, colocar no papel e avaliar as perdas e ganhos de cada alternativa que temos. Simples assim. Usar pesos e medidas. Cientificamente comprovado.

Simples? Então por que a gente continua com o eterno dilema? Somos seres apenas racionais? Onde fica o papel das emoções na nossa tomada de decisões?

Sou adepta do bom e velho "deixar a poeira baixar". Tomar decisões importantes quando estamos tomados pela emoção é certamente uma alternativa arriscada. Quando a emoção nos domina, tendemos a ignorar fatos importantes da realidade.
Não estou aqui defendendo a pura objetividade.

Esta, também tem seus riscos e complicações. Nos torna um pouco frios, na verdade. E há momentos em que é preciso "tomar partido" e colocar nossa subjetividade em jogo.

Importante é pensar naquilo que nos fará felizes. Cada um sabe a "dor e a delícia" de ser o que é. Cada um de nós sabe o que nos traz satisfação.
Nesse ponto, acho que descobrimos o papel das emoções: pesar o que nos faz bem, o que nos traz a sensação de dever cumprido conosco mesmos.

De nada adianta a objetividade, a razão, se elas não vêem de encontro aos nossos valores, crenças e objetivos de vida.

Por isso que eu sempre digo: na vida, nada é uma questão de certo ou errado, mas sim de fazer aquilo que achamos certo para cada momento que vivemos.

Se é a emoção ou a razão que vai nos levar à decisão, não sei. Mas que o resultado venha para deixar nossos dias mais agradáveis e tornar nosso viver ainda mais interessante.

2 comentários:

  1. Razão ou coração?
    Se você prestar atenção na música Amor pra Recomeçar, do Frejat, tem um trecho que diz assim:
    Eu desejo!
    Que você ganhe dinheiro
    Pois é preciso
    Viver também
    E que você diga a ele
    Pelo menos uma vez
    Quem é mesmo
    O dono de quem...

    Já sai de um bom emprego só pelo motivo de ganhar bem mais. Acabei ficando desempregado, pois não trabalhava mais com tesão, e sim pelo dinheiro.
    Hoje em dia, já penso mais em carreira. Melhor usar a razão, e pensar em médio e longo prazo.

    Mas num relacionamento, quando as coisas começam a dar errado, quando alguns sentimentos substituem o amor. E aí, quando ter aquela conversa?

    Não existe uma fórmula. Vc tem que saber quando usar razão, e quando usar coração. E você só aprende isso com a experiência. Ou não, hehe.

    Como falei para a Lisi, dei um tema para ela escrever um livro, e não só um post, hehe.

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. "Cada um sabe a "dor e a delícia" de ser o que é"
    Nossa Lisi esse seu texto caiu como uma luva pra mim.
    Ultimamente ando tão confusa em tomar decisões, as vezes a razão diz uma coisa, a emoção quer outra. Como é dificil decidir e pesar as duas. E concordo plenamente com essa frase q destaquei no começo. Só a gente pra saber o q nos faz bem ou ñ.
    Adorei o texto, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir