segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quem não tem teto de vidro...


Os "telhados" hoje em dia, me parecem não ser mais construídos de vidro, frágil e delicado, passível de rachaduras e pequenos cortes. Material este que nos exige zelo no manuseio, cuidado para com o material do telhado do vizinho, igualmente frágil.

As pessoas agem como se seus "telhados" fossem construídos de concreto, material muito resistente e que não exige adaptação, remodelação, pequenos consertos a medida em que as turbulências da vida vão agindo sob nossos materiais humanos.

Mesmo com o politicamente correto, com as inúmeras reflexões que somos chamados a fazer atualmente a cerca de nós mesmo e nosso papel no mundo, acredito que nunca julgamos tanto o outro como fazemos hoje. E nunca com tanta severidade.

Como bem colocou um "twitteiro de plantão", hoje em dia todo mundo tem razão. E é bem verdade. Ninguém quer ceder, entender o ponto de vista do outro, perceber suas idéias, por mais flexível que se diga ser.

Às vezes chego a desconfiar de quem se diz muito flexível.

Muitas vezes o que acontece é uma camuflagem (até mesmo inconsciente). Quanto mais flexível parece ser, mais intolerante se mostra.

E com coisas que pareceriam tão simples, tão certas, tão dadas.
E não percebem. Seguem batendo nas suas teclas (que para si são as melhores, mais corretas) e tentando convencer os outros de suas teorias, gostos, preferências.

Se agarram às suas ideologias e muitas vezes tomam como "errado" todo e qualquer ser humano que siga um ponto de vista diferente daquele que propõe.

Infelizmente, atitudes assim acabam por gerar discórdia. Fica ainda mais difícil colocar a prova seu ponto de vista quando ele é defendido de forma pesada, forçada, afoita.

É preciso refletir sobre a forma como estamos defendendo nossos ideais. E também a maneira como estamos recebendo os ideais contrários aos nossos nesse interim.

Na dúvida, usemos o bom senso, o zelo, o cuidado.
Por que, mais importante do que estar certo ou errado, é estar em paz com nossas próprias decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário