sexta-feira, 15 de abril de 2011

O esvaziamento das relações


Tenho conversado bastante com alguns amigos sobre a dificuldade de fazer, cultivar e manter amizades hoje em dia. É unanimidade entre eles que, não só para relacionamentos amorosos - mas também para qualquer tipo de relacionamento - anda muito cansativo o investir.

Quantas vezes a gente encontra um amigo e se interessa em saber o que ele está fazendo, quais os projetos de vida está realizando, retomar um pouco a relação que às vezes fica um pouco comprometida pela correria nossa de cada dia?

E eis que a gente ouve um sonoro "vamos marcar". Que por sinal, ultimamente está virando sinal de "estou ocupado demais para arrumar tempo para isto".

Liga-se a primeira vez com um convite que, é recusado. Na segunda vez, outro compromisso para a mesma data. Na terceira vez ligamos só para "tranquilizar a consciência" e mais uma vez, há "desencontro".

E não estou falando aqui de amizades recentes, de pessoas informais que conhecemos "caminhando por ai". Falo também daqueles amigos que foram muito próximos no passado, que fizeram parte de momentos importantes na nossa vida (e vice-versa), pessoas com quem se construiu um vínculo que, aos poucos, foi desvanecendo.

E por que extingui-se o laço? O que acontece neste interim que descaracteriza as relações?
Mistérios.

Cada relação é diferente e se constitui por motivos diferentes. Por isso fica tão difícil entender o que se passa com cada uma delas. Pode ser por mil motivos, pode ser por motivo nenhum, elas apenas se desfazem, se perde, esmorecem.

A quem culpar?
É, mais uma vez o ritmo acelerado dos dias atuais.
Será mesmo?

2 comentários:

  1. Ultimamente ando sentindo tanta falta de pessoas que foram importante na minha vida e que simplismente não consigo mais ter contato. Realmente ñ sei de quem é a culpa, mas que deixa um vazio isso deixa.
    Como sempre um ótimo texto para reflexão Lisi. Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir